domingo, 31 de outubro de 2010

106 – das biografias, 9


Sentado ao piano, John está compenetrado. Prepara-se para executar em público, pela primeira vez, sua obra-mestra, que exigiu tanto para ser composta, embora seja breve. Começa.



(Tosses, espirros, uma criança geme, escapa um bocejo, um peido)



Tomaso aplaude efusivamente.


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

104 – das visões de mundo, 7


Creio que devemos remover tudo, órbita e globo. Para evitar qualquer recomposição inusitada. Sabemos que tecidos mutantes costumam se regenerar com rapidez e, normalmente, se adaptam com grande facilidade a novas condições. Pois imagine uma catenga com dedos providos de lâminas transversais e adesivas, no teto do seu quarto, no meio da noite, gelada como um rabo morto se debatendo em 360 graus e exposto ao sol, na cidade, ela cai no seu peito sem camisa por causa do calor. Ou uma estrela-do-mar de proporções radiciformes, migrando ao lado da sua cama, sem escamas mas com ventosas chupa-sangue e gemas terminais zoiúdas, mais desenvolvidas que uma jaca, você acorda e pisa nela, pensando no chinelo. Agora me responda, estamos mesmo dispostos a enfrentar isso?


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

103 – das passagens, 5


esteve numa laje de pedra, de cabeça,

e quando voltou era escuro; não

se pode encarar assim, rapaz, três

metros de onda é muito, te quebra


fácil, como se nada, como se leve

pendesse uma nuvem no céu, da boca

chega o anúncio, sempre ali, de que ar

uma hora falta: água em alvéolos


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

102 – das afinidades de espírito, 3


em roda, no brinquedo de areia

duas crianças no parque.

ganhei, festeja a primeira, rindo

para a outra, que é canhota:

cala a boca, imbecil! eu não brinco

brincadeira idiota!


terça-feira, 26 de outubro de 2010

101 – das passagens, 4


tem uma coisa sobre a mesa;


úmido, folhas e muito

silêncio nesta tarde

em que, meu deus!,

nasceu o mundo


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

sábado, 23 de outubro de 2010

98 – da adequação ao tempo, 11


Diante da polêmica sobre o aborto, o filho de Rosemary se manifesta: “Nessas circunstâncias sou obrigado a concordar plenamente com os princípios católicos: mesmo que a situação envolva um enorme drama humano, a vida da criatura gerada deve ser preservada”.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

96 – da adequação ao tempo, 10


“Quer que seu investimento ganhe super-poderes? Então é hora da transformação. Associe seus produtos à imagem do Capitão Blaster. Com o Capitão Blaster, todos os seus concorrentes serão derrotados. Capitão Blaster, o herói dos seus negócios.”


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

95 – das visões de mundo, 5


Alternativas

Questões

1

2

3

4

5

6

7

8

Chute na cabeça

X

X

X

Balaço

X

X

X

X

Cuspe

Punheta

Flores do campo

X

en retard


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

93 – das visões de mundo, 4


“Essas pequenas borboletinhas pretas, tão delicadinhas, que habitam o interior dos banheiros, quase sob a água dos chuveiros, essas criaturinhas que parecem surgir do nada ou subir do ralo, como num encantamento, de um dia para outro, e que parecem gostar tanto do vapor e das toalhas felpudas, assim como não temem as gotas, tão mais pesadas que elas, nem os cabelos das bundas, negros como tais, essas borboletinhas de Deus, enfim, comem diabos o quê?”


domingo, 17 de outubro de 2010

92 – das deambulações, 6


casa ----------------------------------------- mercado (cerveja)

200 m

350 passos

2 boas ideias

2 esquecimentos

vento do sul

bem-te-vi

cocô na calçada

“merda!” (2 x)


sábado, 16 de outubro de 2010

91 – das novidades, 6


Olívio Marcos Daniel foi diagnosticado esquizofrênico e internado no sanatório da cidade. Um caso complexo de tripla personalidade que exigia todos os cuidados. Mas ele fugiu, deixando três médicos feridos. O que o tornou o maior suspeito dos crimes que aterrorizam a pequena Três Talhos da Serra. As pistas são cada vez mais conclusivas – e todas levam a Olívio Marcos Daniel. Agora, o último corpo encontrado fez os investigadores suspeitarem que esse homem seja ainda mais perigoso do que pensavam, como se uma força maligna o guiasse. Na testa da terceira vítima estava grudado um pequeno bilhete, uma assinatura feita com três recortes de jornal:

D - Mo.


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

89 – da adequação ao tempo, 9


“Este é o meu compromisso: nesta área desmatada, inaugurarei o maior parque ecológico do continente, com espaços reservados para cada espécie que aqui podia ser encontrada. Animais e vegetais viverão como em seu ambiente de origem. Haverá também enormes gramados, com pistas de passeio bem largas em volta deles, calçadas com pneu reciclado. Assim protegeremos a grama, e os próprios cidadãos, como consumidores que são, estarão envolvidos na tarefa. Dentro do parque eu quero que todos tenham momentos muito felizes, com consciência e a maior liberdade. Nisso vocês podem confiar.”


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

86 – das biografias, 8


Na sala, sentado no chão, Tomaso nota como Walter assiste encantado ao desenho. E esta, sabe lá, deve ser a quinta ou sexta vez que o vê. Um robozinho que fica encarregado de limpar a Terra, enquanto os homens fogem da poluição numa gigantesca nave espacial. “Ele coleciona lixo, Tomaso! Isso é lindo!”. “Sim, Walter, eu já sei. Você não cansa de repetir isso? Aliás, já reparou no nome desse robô?”.


sábado, 9 de outubro de 2010

84 – das atribuições errôneas, 3


No meio da excursão, o cego acompanha o grupo. Ouve do guia, que aponta para uma passagem de pedra: pessoal, este é o marco.

“Oi, Marco”.


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

83 – das atribuições errôneas, 2


Noite.

Atrás do galpão, a menina é completamente envolvida pelo breu.

Silêncio.

Em pouco, uma outra voz de mulher chama mais longe: “Breu!... Onde cê tá, Breu?...”