terça-feira, 31 de agosto de 2010

45 – da desobediência







domingo, 29 de agosto de 2010

43 – da adequação ao tempo, 6


Só consegue sair de casa se obedecer a uma prescrição: as janelas devem ter exatos três dedos de abertura, cada; a cortina da sala fica recolhida precisamente até a metade do trilho; a porta do banheiro deve estar fechada, mas não por completo (para ventilação), deixando um vão muito específico; todas as cadeiras são enfileiradas em volta da mesa, com espaços iguais entre elas; o capacho da entrada é alinhado, com o pé esquerdo, bem no meio da porta, encostado nela, e nenhum vizinho no andar pode entrar ou sair de seu próprio apartamento no momento em que passa a chave nas trancas – senão repete a operação: entra, confere as janelas, a cortina, a ventilação, as cadeiras, sai novamente, pé esquerdo, o capacho, as trancas; etc. etc. etc. De modo que, quando questionado pelo edital do concurso a respeito de ser um candidato com necessidades especiais, e se por isso reivindicará as vagas reservadas, pensa um pouco e responde com convicção que sim, é claro.


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

41 – da adequação ao tempo, 5


Em carta aberta aos diretores do Centro de Cultura da cidade, a Associação de Pais e Vigilantes do Bem Familiar (APAVIBEFA) exige o cancelamento da peça em que um artista ventríloquo se apresentaria com um boneco de madeira – representando uma criança, segundo a Associação – sentado em seu colo. O artista se defendeu dizendo que a peça é totalmente inofensiva e que o boneco representa, na verdade, um anão.


terça-feira, 24 de agosto de 2010

38 – das novidades, 2


Um miojo nunca é igual a outro.


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

37 – das condições de leitura, 3


Ao seu lado, um grupo de crianças acompanha a guia da exposição. “Aqui, vemos um exemplo da técnica do artista. Estão vendo? Desde os primeiros trabalhos ele se destacou. Sempre pintou muito bem”, dizia ela com empolgação formadora. “Deve ser muito chato sempre pintar do mesmo jeito”, responde um garoto que logo seria advertido por colocar a mão numa estátua.


sábado, 21 de agosto de 2010

35 – das deambulações, 4


Sobe a rua e um cachorro dormita na calçada. No alto, na sacada da casa, um lençol listado de cores vivas ao vento. Uma menina espera no portão de madeira. Olha a moto que passa e comunica: “... é hoje à noite, no salão comunitário...”. Três minutos depois, do outro lado do morro, outro engano constrói a vida.